domingo, 9 de dezembro de 2012

O Brasil Redescoberto




Pessoas, como vão?
Nesse post estará um trabalho que fiz em Agosto deste ano para a matéria de Literatura na faculdade, uma carta de Pero Vaz de Caminha que tive que reescrever mostrando o Brasil dos dias atuais...
Apreciem:

Pois bem, escrevo a vossa alteza a nova do achamento desta vossa terra.
Ao amanhecer, não houve tempo chuvoso, o clima aqui é seco, chega a ser pavoroso o calor e a falta daquela brisa e da paz de alguma sombra.
Eu e os tripulantes ficamos boquiabertos quando saímos para as ruas, não há nesta terra o cortês, a educação de um simples Bom Dia, enfim...
Não há apenas uma feição, são inúmeros, são pardos, negros, brancos, amarelos, apesar de não serem azuis ou verdes, mas a cabeleira deles são assim: azuis, verdes, cada penteado... Uma pena que alguns não possuem cabelos.

O interessante é que ninguém se parece com ninguém, com um punhado de formosura. As senhoritas parecem que saem de suas residências sem os panos das suas vestimentas, mesmo dirigindo-se até a esquina, oh, estão nuas!
Bom, no começo estranhei, mas achei uma boa ideia para ser usada na Europa, faria um estardalhaço com as moças.

A beleza aqui é inflamante, diferente, ousada, sem pudor, é mostrada e escancarada aos olhos do povo. Um povo que acorda cedo, antes do amanhecer em alguns casos, eles vão a um lugar no meio da calçada, ficam lá vendo aqueles “carrocetes” enormes, eles param e a multidão entra, é o ofício que os chama.

Infelizmente, ninguém é perfeito por essas bandas brasileiras, há seres corruptos, influenciáveis, trajados de terno, gravata e fardados com uma elegância, tudo é disfarce, a política entorta as morais do homem e corrompe uma parte da população, a política é uma espécie de indústria, mas sem utilidade... É muita gente para pouca função ocupável.
Outro ponto negativo é um amaranhado de ritmos escabrosos e esdrúxulos, há o “funk” que engravida e a cultura que faz os jovens tremerem, eles fogem da cultura como o cão foge da cruz do Todo Poderoso.

Falta um apelo maior por estrutura competência, é uma quantidade enorme de fauna, flora, cerrado, caatinga, mares sim, isso é notável, mas não há qualidade nos direitos básicos: saúde, educação, trabalho... O perigo do povo e como eles mesmos dizem é que há o "jeitinho brasileiro”.
O estudo ainda se esticará, mas em suma, ainda acrescento que vi uma honestidade esperançosa, belas paisagens, litorais diversos, boa comida, um tempero especial, um fascínio pelo que é palpável e um suor de gente que tem esperança em dias brandos, em uma nação justa.

Não beijo as mãos de Vossa Alteza,
Deste Brasil, hoje 30 de Agosto de 2012

5 comentários:

Comentem a vontade: